Aquele da sitcom mais popular de todos os tempos

Friends: todo ano a Warner lança uma caixa comemorativa de DVDs e Blurays.

Friends: todo ano a Warner lança uma caixa comemorativa de DVDs e Blu-rays.

Friends é a pior sitcom da TV americana. Repito. Friends é a pior sitcom da TV americana.

Por que eu repeti a frase acima? Pra ilustrar a estratégia – bem sucedida, reconheço – da série produzida pela Warner entre 1994 e 2004.

Quantas vezes Joey, Phoebe, Ross, Chandler, Monica e Rachel viveram as mesmas situações? É muito comum os jornais brasileiros classificarem as sitcoms como produtos imutáveis. Isto é enganar o leitor. Sitcom não é sinônimo de repetição de situações. O “situation” é cenário, local, o ecossistema da história, não um déjà-vu de roteirista preguiçoso. Vide The Office, série de Ricky Gervais que conseguia um excelente resultado na versão americana (a original é inglesa, protagonizada pelo próprio Gervais) até Steve Carell se despedir do elenco.

Ela é a única sitcom a trabalhar na base da rebobinagem? Claro que não. “Two And A Half Men”, “Dharma & Greg”, “Reba”, “Son Of A Beach” e outras dezenas fazem uso do mesmo truque.  Porém, nenhuma das produções citadas é fraca como “Friends” no conjunto artístico.

Matt LeBlanc é uma espécie de André Marques brasileiro. Consegue, sem esforço, bater Billy Gardell e Thomas Gibson na escala Augusto Boal de vergonha alheia.  Lisa Kudrow e Courtney Cox nem parecem atrizes.  Mesmo enfiadas em roteiros fraquíssimos, como “PS Eu Te Amo” e “Cougar Town”, foram incapazes de obter destaque. Se elas se aposentaram, ninguém reparou.

Para compensar o looping de piadas e a charlatanice dos intérpretes, os fãs de Friends abusam do argumento “a série é boa porque simboliza a amizade”. Amizade não é isso. Série boa não é isso.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Aquele da sitcom mais popular de todos os tempos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s