É entrevista

José Roberto de Toledo assumiu o "É Notícia". Emissora estuda o substituto definitivo para Kennedy Alencar, que decidiu dedicar mais tempo ao seu blog.

José Roberto de Toledo assumiu o “É Notícia”. Emissora estuda o substituto definitivo para Kennedy Alencar, que decidiu dedicar mais tempo ao seu blog.

A RedeTV! iniciou ontem, 6 de outubro, o rodízio de apresentadores para o jornalístico “É Notícia”, exibido após o “Dr.Hollywood”.

José Roberto de Toledo, comentarista político da emissora e de “O Estado de São Paulo”, abriu a bateria de testes entrevistando o filósofo Renato Janine Ribeiro, da USP. Em pauta, a eleição de 2014.

Comparado a Kennedy Alencar, que se desligou da emissora após cinco anos à frente do programa, o desempenho em frente às câmeras deixou muito a desejar, como esperado. No que efetivamente interessa, porém, o desempenho foi melhor.

Quem acompanhou o último programa de Alencar testemunhou vários picos de discordância (únicos possíveis, pois o ibope é uma dízima periódica aberta por 0) dele, o entrevistador, em relação à posição de Aécio Neves, o entrevistado, perante o PT.

A insistência do jornalista em contrapor as esperadas críticas do tucano transformou a combatividade em permissividade. Situação desconfortável aos emissores e receptores da mensagem.

Com Toledo, a julgar por esta primeira experiência, disponível aqui, as preferências políticas não prestarão deferência nem à direita (?) nem à esquerda (?) do Brasil. Um passo preciso rumo ao legítimo jornalismo opinativo – o que incentiva contraposições, não posições.

A turma da dízima periódica merece.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s