“The Walking Dead” empobrece a TV

Cena de "The Walking Dead".

Cena de “The Walking Dead”.

“The Walking Dead” encerrou sua terceira temporada em alta no Brasil.

Principal audiência da categoria no canal pago Fox e o único enlatado a obter médias acima dos 5 pontos na Band, a produção é sucesso também nas livrarias e megastores, onde seus DVDs, Blu-rays e HQs sempre figuram entre os mais vendidos.

Diferentemente do que se imagina, a relação entre o público e a série nada tem a ver com a monstruosidade dos zumbis, os efeitos especiais ou a crueldade presente nas sequências. O ar “blockbuster” é mero acessório na hora de colher o resultado final. O que gera tamanha aproximação é a simplicidade da história.

Divulgada mundo afora como obra cult, “The Walking Dead” é a antítese da propagada premissa.

De um lado da história, sobreviventes. Do outro, mortos-vivos. De um lado, frases feitas. Do outro, grunhidos. De um lado, consequentemente, mocinhos. Do outro, bandidos. Em resumo, “The Walking Dead” é um novelão com cadáveres, sob medida para interessados em sangue. Não há profundidade. Não há evolução. Apenas gemidos e atores desesperados por cachê. Em comparação aos filmes de terror lado B dos anos 1980, nada de novo, com exceção da maquiagem.

Os últimos anos apresentaram um notável amadurecimento entre os dramas americanos. “Família Soprano”, “Mad Men” e, mais recentemente, “Homeland” ilustram bem essa evolução.  A ascensão de “The Walking Dead” é o primeiro indício de regressão neste quadro.

Nós vamos virar reféns dos mortos-vivos.

Anúncios

3 pensamentos sobre ““The Walking Dead” empobrece a TV

  1. Parei de ver a série no meio da terceira temporada, pois não aguentava mais o roteiro. Sei que está na moda, mas mesmo assim vou parar. Quem sabe não seja a hora de dar uma chance a Filhos da Anarquia ou Quebrando Mau?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s